Gerir as Finanças de uma PME com Sucesso

Escrito por Filipa Figueiredo
16 · 10 · 25

Gerir as Finanças de uma PME com Sucesso

Gerir as finanças de uma Pequena e Média Empresa (PME) pode ser um desafio mas, com as estratégias certas, é possível garantir a sustentabilidade e o crescimento do negócio. Aqui ficam algumas dicas essenciais:

  • Planeamento Financeiro Sólido
    Ter um orçamento anual detalhado com previsões de receitas e de despesas. Acompanhar e monitorizar este mapa regularmente, semanal ou mensalmente, no mínimo. Um bom planeamento ajuda a antecipar problemas e a tomar decisões mais informadas.
  • Acompanhar de Perto o Fluxo de Caixa
    Controlar diariamente as entradas e saídas de dinheiro (pode parecer anedótico para alguns!) mas é brutal no impacto que tem. Manter um fluxo de caixa atualizado permite identificar períodos de dificuldade e agir com antecedência.
  • Separar Finanças Pessoais das Empresariais
    Regra de Ouro: empresa não é o bolso do empresário. Manter claramente contas bancárias distintas para o negócio e para uso pessoal. Isso facilita a gestão, evita confusões e melhora a transparência financeira.
  • Software de Faturação e de Gestão Financeira
    Utilizar ferramentas e softwares específicos (adaptados às necessidades de cada negócio) facilita o controlo financeiro e de gestão, permitindo para além de emitir documentos de faturação e de contas correntes, também extrair relatórios detalhados tais como mapas de inventário (crucial para negócios comerciais e produtivos!), listagens de pendentes, análises de vendas, entre outros.
  • Negociar Condições Favoráveis com Fornecedores
    Procurar condições de pagamento que favoreçam a saúde financeira da empresa, como prazos maiores ou descontos por pagamento antecipado, é muito relevante para garantir a sustentabilidade e o bom funcionamento financeiro da empresa.
  • Ter uma Reserva de Emergência
    É muito importante ter uma reserva financeira (fundo de maneio) que possa cobrir despesas essenciais (salários, impostos, rendas e prestações, etc.) em momentos de crise ou de quebra das receitas.
  • Monitorizar Indicadores de Desempenho Financeiro
    Acompanhar índices como margem de lucro, ponto de equilíbrio, rotação de stocks, prazos médios de recebimento e de pagamento, entre outros, é muito importante para avaliar a saúde financeira da empresa.
  • Procurar Apoio de Profissionais Especializados
    Os contabilistas ou consultores financeiros ao acompanharem regularmente a empresa podem fornecer orientações contabilísticas, fiscais e de gestão muito valiosas e que auxiliam a empresa a chegar aos seus objetivos.
  • Conhecer as obrigações fiscais e os respetivos prazos
    Manter-se bem informado sobre os impostos, prazos e benefícios fiscais permite evitar surpresas nos valores a pagar, multas ou juros e aproveitar incentivos!
  • Reinvista no Crescimento da Empresa
    Criar lucro e autofinanciamento permite à empresa utilizar parte dos lucros para investir, inovar, capacitar as suas equipas e expandir-se no mercado.

Gerir bem as finanças é fundamental para garantir a longevidade e sucesso de uma PME. Com disciplina e planeamento, é possível enfrentar desafios e aproveitar oportunidades de crescimento!

Autor

Filipa Figueiredo

Consultora na área Financeira e Fiscal e Contabilista CertificadaAjudo empresas a crescer com as finanças em dia.CEO na AKONTA desde 2020, com responsabilidade de gestão da unidade de negócio, contabilidade e encerramento de contas, consultoria fiscal e de gestão, elaboração de candidaturas e planos de negócios, entre outras.•Pós-Graduação em Fiscalidade. IPCA, conclusão em 2019.•Mestrado em Contabilidade. Universidade do Minho, conclusão em 2016.•Licenciatura em Administração Pública. Universidade do Minho, conclusão em 2012.

Subscrever

JUNTA-SE À NOSSA NEWSLETTER E FIQUE A PAR DAS NOSSAS NOVIDADES

 

Recentes Artigos

No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

Comentários

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *